Categorias
De Málaga ao Porto por TET e ACT

Día 16

O pequeno-almoço neste alojamento em apartamento ficará, sem dúvida, na nossa memória. Não de uma forma positiva. Não é muito rico, eu estou bastante bem, Pedro pela segunda vez complementa com cereais instantâneos da Decathlon.

Saímos um pouco mais tarde do que o previsto e os atrasos aumentam depois de nos enganarmos no caminho e percorrermos cerca de 15km na autoestrada.

Os primeiros 170km são em autoestrada. Escolhemos um ritmo moderado para poupar os auriculares. Saímos em Estremoz, enchemos o depósito, lavamos as viseiras e continuamos pelas estradas. Não há muito no início, depois belas curvas num terreno suavemente ondulado que floresce com todas as cores. Manadas de vacas, cavalos, ovelhas e cabras pastam à volta. A paisagem é bonita. Exceto o café morto que jazia junto à estrada e cheirava bem.

Um desvio para o campo finalmente chegou . Terreno muito fácil, estou a torcer um pouco o nariz ao ACT. No entanto, depois de cerca de 5 km, tivemos uma pausa – chegámos a um vau que não nos atrevemos a atravessar (comprido, profundo até pelo menos à altura dos joelhos, ou mais, e o pior de tudo – o fundo era feito de areia macia e profunda). A nossa exploração do terreno não deixou indiferente o idoso nativo que pastoreava um rebanho de cabras e ovelhas nas proximidades. Aconselha-nos o caminho e dá-nos um grande aplauso. Devemos tê-lo desiludido bastante para dar meia volta. Teria uma história para contar no bar…

Retornámos ao alcatrão e fizemos um desvio para encurtar o caminho. A estrada era então fácil com um mínimo de offroading até ao final da Etapa 2 do ACT.

Fizemos um briefing de batalha durante a rápida partida e como eram apenas 13:00, decidimos morder a próxima etapa do ACT e chegar à vila de Proença-a-Nova.

Temos tido um pouco de ausência de todo-o-terreno, e por outro lado, o tempo está prestes a piorar, por isso queremos andar um pouco de “pé”. Assim, continuamos com a 3ª etapa do ACT. Tal como terminou a anterior, começa a próxima – em asfalto.

O ACT cruza o TET algumas vezes nestes pontos, por isso virámos para o TET mais uma vez e fizemos bem. As estradas eram um pouco mais difíceis em alguns pontos, mas era manejável e visitámos algumas zonas bonitas (um monte com turbinas eólicas, uma vista de uma barragem, um pequeno lago com uma cascata). Voltámos ao ACT na altura certa – mesmo antes da mudança de asfalto para gravilha. Foi praticamente até o fim da viagem de hoje, então acabamos experimentando um pouco de off-roading também.

No dia de hoje nem sequer guardámos as nossas motos, a não ser que contes com a queda inesperada da minha  enquanto estacionava em frente ao hotel. Por pouco não apanhei o Peter

Hoje escolhemos um belo hotel. Temos uma equipa profissional de ciclismo hospedada connosco, por isso estamos ansiosos para que o pequeno-almoço e tudo o resto corra bem.

Vamos à cidade para jantar, comendo pizza pela primeira vez em muito tempo, já que o resto da cozinha só abre daqui a 30 minutos (e só Deus sabe se abrirá).

(361 km, Hotel Amoras Country House / Proenca-a-Nova)

Rota do 16º dia.
Rota do 16º dia. Não estou a fornecer um download do GPX porque as rotas do ACT só estão disponíveis para os membros