Categorias
De Málaga ao Porto por TET e ACT

Día 12

De Lagos, regressamos à cidade de Monchique, parando pelo caminho no autódromo de Portimão, onde começam os preparativos para a corrida de MotoGP deste fim de semana. Em Monchique, embarcamos no TET e começamos com uma subida fácil, em asfalto, até ao ponto mais alto do troço 5 do TET, o Pico da Foia, com 902m de altura.

A descida foi fácil e o dia provou que os nossos receios sobre a dificuldade do TET eram desnecessários. Esta parte do troço 5 do TET é menos montanhosa, com a maior parte do percurso em estradas fáceis, apenas razoavelmente de terra.

Entre Odeceixe e a aldeia de Saboia conduzimos durante quase uma hora através de floresta recentemente queimada, dois vales inteiros completamente negros.
Em Sovoia encontrámos o único café aberto e comemos baguetes simples e algumas bebidas. Descobri que o conetor USB debaixo do assento não era USB-C, e passei o resto do dia a lutar (e infelizmente não foi o primeiro dia) com um carregamento de telefone sem fios que ocasionalmente não funcionava.

Pouco depois do almoço, num trilho fácil ao longo do rio, tive uma ligeira queda numa curva arenosa. Na saída da curva à direita, derrapei com as duas rodas na areia e deslizei para o chão com facilidade.

Foi a minha bota direita que entortou um pouco no sapato (o que não foi um problema), mas principalmente entortou e soltou o fecho que prende a bota ao “andaime” da mota. O fecho do porta-bagagens esquerdo também começou a soltar-se um pouco, por isso amarrei-os com um elástico.

Este durou cerca de 16 quilómetros e no salto mais pequeno os dois troncos estavam caídos. Voltámos a colocá-los e a prendê-los com duas correias. Durou mais 15 minutos, até ao buraco. Demorámos algum tempo a encontrá-los no mato circundante. Uma terceira queda sobre uma superfície bastante plana obrigou-nos a encontrar uma fixação melhor, e um total de 4 correias já estavam a segurar as malas com firmeza e fiabilidade. Mesmo assim, lentamente, chegámos a cerca de 15 km da estrada e seguimos até ao hotel.

Paramos numa estação de serviço no caminho para abastecer e lavar as bicicletas. As travessias lamacentas da tarde e os dois dias de pó fizeram subir o preço de uma lavagem para 3 euros por bicicleta. Não consegues lavá-la em menos de 3-4 minutos, a lama está a aderir cada vez mais.

No hotel, pus-me logo a arrumar as malas, o que demorou cerca de 2 horas, durante as quais o Peter conseguiu tomar banho, comer e fazer umas lições no Duolingo.
Fiquei contente por chegar às 21h para escrever o meu diário. Não sei quando é que vou editar vídeos, mas provavelmente não é hoje ;-).

(220km, HS Praia de Milfontes, Vilo Nova de Milfontes)